Tecnologias digitais e ensino de língua inglesa pós-pandemia de 2020-2021: uma análise das relações dialógicas em um resumo acadêmico

an analysis of dialogic relations in an abstract

Autores

  • Samuel de Carvalho Lima Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Diretoria Acadêmica, Mossoró, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7145-3686

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e19510

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ensino de inglês, Círculo de Bakhtin

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir a relação entre as tecnologias digitais e o ensino de língua inglesa pós-pandemia de 2020-2021. Para isso, à luz do conceito de língua do Círculo de Bakhtin, analiso as relações dialógicas em um resumo acadêmico de uma comunicação oral sobre o uso de tecnologias no ensino de inglês. O resumo foi publicado no caderno de resumos do V Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SIABRALITEC), realizado em 2024, refletindo e refratando uma realidade social no contexto pós-pandemia de covid-19. A análise do corpus revela uma tensão entre discursos que podem se antagonizar: por um lado, uma valorização mais centrada na tecnologia digital, avaliada como imprescindível para garantir o ensino da língua inglesa na contemporaneidade; por outro lado, uma valorização mais centrada na prática docente, avaliada como essencial para garantir a escolha dos materiais importantes, não necessariamente tecnologias digitais, para o ensino da língua. Conclui-se que a disputa de sentidos sobre a relação entre tecnologias digitais e ensino de língua inglesa, flagrada no debate ideológico pós-pandemia de covid-19, não destoa significativamente de discussões anteriores sobre a mesma temática em contexto (pré-) pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Diretoria Acadêmica, Mossoró, RN, Brasil

Atualmente, exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (ABRALITEC) (2023-atual) e de Diretor Sistêmico de Internacionalização (DINT), em exercício na Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal (2020-atual). Atuou como Coordenador do Curso de Formação Inicial e Continuada Português Brasileiro para Estrangeiros - nível básico e intermediário (2021-2023). É Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e realizou Estágio de Pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, na Universidade do Minho (Portugal, 2018). É professor do IFRN, campus Mossoró, onde atua no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Mestrado em Ensino (POSENSINO) e no Doutorado em Ensino (RENOEN). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Línguas (CNPq/IFRN), onde realiza e orienta investigações, à luz do Círculo de Bakhtin, sobre o ensino de línguas na escola pública e suas interfaces com as tecnologias digitais e a internacionalização.

Publicado

27/10/2025

Como Citar

LIMA, S. de C. Tecnologias digitais e ensino de língua inglesa pós-pandemia de 2020-2021: uma análise das relações dialógicas em um resumo acadêmico: an analysis of dialogic relations in an abstract. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 69, 2025. DOI: 10.1590/1981-5794-e19510. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/19510. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais