Análise do jornal popular Super Notícia sob enfoque crítico e multimodal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-1711-5Palavras-chave:
Jornal, Persuasão, Popular, Análise Crítica, Multimodalidade,Resumo
Este artigo tem como objetivo examinar, sob o enfoque da Análise Crítica do Discurso e da Multimodalidade, duas capas do jornal popular Super Notícia para identificar a relação entre as escolhas linguísticas e imagéticas e as ideologias, hegemonias e estratégias de persuasão usadas pelos produtores do jornal na busca de interação e aceitação do produto pelo público-alvo. A análise parte de aspectos linguísticos, perpassando por aspectos imagéticos até atingir as ideologias explícitas ou implícitas contidas no discurso de capa do jornal. “Análise Crítica” implica mostrar conexões e causas ocultas, pois as relações entre as mudanças discursiva, social e cultural nem sempre são transparentes. Os resultados apontam que, através de estratégias como democratização e tecnologização discursivas, o jornal busca persuadir seu público-leitor e vender o produto. Por outro lado, as imagens relevam a manutenção de práticas e ideologias relacionadas com questões de gênero, preservação de hegemonias e manutenção de estereótipos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19/12/2017
Como Citar
SOARES, L. A. Análise do jornal popular Super Notícia sob enfoque crítico e multimodal. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 61, n. 3, 2017. DOI: 10.1590/1981-5794-1711-5. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/9497. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.