O percurso narrativo dos romances policiais mais vendidos no Brasil na década de 1970: sanção cognitiva ou sanção pragmática?

Autores

  • Fernanda Massi Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
  • Arnaldo Cortina Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v6i2.1199

Palavras-chave:

romance, policial, sanção, cognitiva, pragmática, novel, police, sanction, cognitive, pragmatic

Resumo

Este trabalho foi elaborado a partir de um levantamento dos romances policiais mais vendidos no Brasil durante a década de 1970. O corpus da pesquisa contém vinte e seis obras que foram analisadas e comparadas sob uma perspectiva semiótica. Partindo da leitura desse corpus fizemos uma análise comparativa das obras e as dividimos em dois tipos de romances policiais: os que apresentaram em sua constituição narrativa uma sanção cognitiva e os que apresentaram uma sanção pragmática. Em nossa análise, verificamos o percurso de cada um dos enredos dos romances policiais do corpus, buscando compreender as justificativas da escolha que cada um dos sujeitos enunciadores fez para organizar sua narrativa e as implicações que essas escolhas tiveram para o desenlace da narrativa. Ainda em relação a esse mesmo percurso narrativo procuramos verificar também quais foram os elementos responsáveis pelo interesse do leitor por determinadas obras, o que significou colocá-las entre os best-sellers da época. Por fim, realizamos uma análise comparativa entre os dois tipos de sanção para verificar qual deles aparecia com mais freqüência e que diferenças fundamentais cada uma dessas sanções provoca no desenlace dos romances. Palavras-chave: romance; policial; sanção; cognitiva; pragmática.

Biografia do Autor

Fernanda Massi, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Aluna de mestrado do programa de pós-graduação em Lingüística da FCL/Ar sob orientação do professor Arnaldo Cortina.

Arnaldo Cortina, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Professor do Departamento de Lingüística e do Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras do campus de Araraquara.

Downloads

Publicado

13/01/2009

Edição

Seção

Artigos