INTERSEÇÃO ENTRE AS ISOTOPIAS POLÍTICA E RELIGIOSA CRISTÃ NOS COMENTÁRIOS DE APOIO AO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO
INTERSECTION BETWEEN POLITICAL AND CHRISTIAN RELIGIOUS ISOTOPIES IN THE COMMENTS THAT SUPPORT THE PRESIDENT JAIR BOLSONARO
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v15i2.16857Palavras-chave:
bolsonarismo, sacralização do sujeito político, semântica discursiva, isotopia, discurso religiosoResumo
Grupos religiosos fizeram parte da base de apoio de Jair Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018 e, ainda hoje, o fazem. Avessos a pautas progressistas e alinhados a um “evangelho de resultado”, que defende princípios do capitalismo e do liberalismo econômico, esses indivíduos hoje participam ativamente do debate político, especialmente nas redes sociais. Nos textos de apoio ao presidente, essas pessoas sobrepõem o religioso ao nacionalista e promovem aquilo que Fiorin (2013) chamou de sacralização do discurso político. Este trabalho então verificou a estrutura e o funcionamento da intersecção entre o político e o religioso nos comentários de apoiadores do presidente. Para isso, analisou, embasado no quadro teórico da semântica discursiva da semiótica francesa, os mecanismos de produção de sentido em 267 comentários extraídos do vídeo: ONU 2021: Presidente Jair Bolsonaro expõe verdades que desesperam a imprensa e a esquerda ($) no canal oficial de Bolsonaro no YouTube. Por meio da análise, compreendeu-se quais os principais mecanismos, em especial, no tratamento de temas e figuras, que essas pessoas utilizam para manifestar seu apoio ao presidente. Os principais resultados revelam que os mecanismos utilizados sobrepõem as isotopias política e religiosa na tematização de uma guerra santa na qual o inimigo é aquele que não comunga dos valores cristãos e o sujeito político é sacralizado em diferentes graus de intensidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.