SEMIÓTICA PLÁSTICA E INFORMAÇÃO PRESSUPOSTA

PLASTIC SEMIOTICS AND PRESUMED INFORMATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v16i1.17751

Palavras-chave:

Semiótica plástica. Jean-Marie Floch. Texto Sincrético. Ideologia pressuposta.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de evidenciar a manifestação do sentido em um texto sincrético, assim entendido à luz da semiótica francesa. Especificamente, objetivamos analisar uma informação pressuposta e assim demonstrar como o nosso objeto de análise se configura enquanto unidade de sentido. Mais ainda, pretendemos demonstrar o que um texto diz e como o faz para dizer seu conteúdo. O nosso objeto de análise é uma imagem publicada, no ano de 2022, em um perfil aberto da rede social Instagram. A principal metodologia de trabalho empregada é a da semiótica plástica, tal como formulada pelo pesquisador Jean-Marie Floch. Após a aplicação dos conceitos da semiótica visual em nosso objeto de estudo, pudemos confirmar nossa hipótese de que o conteúdo pressuposto da imagem analisada manifesta, sim, uma ideologia específica que, no contexto de sua publicação/manifestação, tem a função de induzir o enunciatário-usuário da rede social Instagram que teve contato com a imagem a ter uma escolha determinada. A metodologia semiótica possibilitou tanto evidenciar como mostrar o papel e a função da ideologia pressuposta no texto em análise.

Biografia do Autor

Pedro Henrique da Silva, UFG - Universidade Federal de Goiás

Graduado em Letras-Português, pela Universidade Federal de Goiás (2016). Mestre em Letras e Linguística (2018) e doutor em Letras e Linguística (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Áreas de interesse: Linguística Geral, Semiótica francesa, Historiografia Linguística. 

Sebastião Elias Milani, UFG - Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras - Português e Francês pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis (1989), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de ciências econômicas de Presidente Prudente (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1994), subárea Historiografia Lingüística, e doutorado em Semiótica e Lingüística geral, subárea Historiografia Lingüística, pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é estatutário DE - classe E - Titular da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Historiografia-Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: na graduação em Letras, Lingüística geral, Fonologia, Morfologia, Semântica, Linguística Diacrônica, Sociolingüística e Teoria Semiótica, e na pós-graduação em Lingüística, Historiografia-Lingüística. É líder do grupo de pesquisa em Historiografia-Lingüística - IMAGO, da Rede de pesquisa LINGGO cadastrada na FAPEG e do LABOLINGGO - Laboratório da língua de Goiás.

Downloads

Publicado

10/07/2023

Edição

Seção

Varia