SEMIÓTICA PLÁSTICA E INFORMAÇÃO PRESSUPOSTA
PLASTIC SEMIOTICS AND PRESUMED INFORMATION
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v16i1.17751Palavras-chave:
Semiótica plástica. Jean-Marie Floch. Texto Sincrético. Ideologia pressuposta.Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de evidenciar a manifestação do sentido em um texto sincrético, assim entendido à luz da semiótica francesa. Especificamente, objetivamos analisar uma informação pressuposta e assim demonstrar como o nosso objeto de análise se configura enquanto unidade de sentido. Mais ainda, pretendemos demonstrar o que um texto diz e como o faz para dizer seu conteúdo. O nosso objeto de análise é uma imagem publicada, no ano de 2022, em um perfil aberto da rede social Instagram. A principal metodologia de trabalho empregada é a da semiótica plástica, tal como formulada pelo pesquisador Jean-Marie Floch. Após a aplicação dos conceitos da semiótica visual em nosso objeto de estudo, pudemos confirmar nossa hipótese de que o conteúdo pressuposto da imagem analisada manifesta, sim, uma ideologia específica que, no contexto de sua publicação/manifestação, tem a função de induzir o enunciatário-usuário da rede social Instagram que teve contato com a imagem a ter uma escolha determinada. A metodologia semiótica possibilitou tanto evidenciar como mostrar o papel e a função da ideologia pressuposta no texto em análise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.