SEMIÓTICA PLÁSTICA E INFORMAÇÃO PRESSUPOSTA

PLASTIC SEMIOTICS AND PRESUMED INFORMATION

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.21709/casa.v16i1.17751

Mots-clés :

Semiótica plástica. Jean-Marie Floch. Texto Sincrético. Ideologia pressuposta.

Résumé

O presente trabalho tem o objetivo de evidenciar a manifestação do sentido em um texto sincrético, assim entendido à luz da semiótica francesa. Especificamente, objetivamos analisar uma informação pressuposta e assim demonstrar como o nosso objeto de análise se configura enquanto unidade de sentido. Mais ainda, pretendemos demonstrar o que um texto diz e como o faz para dizer seu conteúdo. O nosso objeto de análise é uma imagem publicada, no ano de 2022, em um perfil aberto da rede social Instagram. A principal metodologia de trabalho empregada é a da semiótica plástica, tal como formulada pelo pesquisador Jean-Marie Floch. Após a aplicação dos conceitos da semiótica visual em nosso objeto de estudo, pudemos confirmar nossa hipótese de que o conteúdo pressuposto da imagem analisada manifesta, sim, uma ideologia específica que, no contexto de sua publicação/manifestação, tem a função de induzir o enunciatário-usuário da rede social Instagram que teve contato com a imagem a ter uma escolha determinada. A metodologia semiótica possibilitou tanto evidenciar como mostrar o papel e a função da ideologia pressuposta no texto em análise.

Bibliographies de l'auteur

Pedro Henrique da Silva, UFG - Universidade Federal de Goiás

Diplômée en Littérature-Portugaise, de l'Université Fédérale de Goiás (2016). Master en lettres et linguistique (2018) et doctorat en lettres et linguistique (2022) par le programme d'études supérieures en lettres et linguistique de la Faculté des lettres de l'Université fédérale de Goiás. Domaines d'intérêt : linguistique générale, sémiotique française, historiographie linguistique.

Sebastião Elias Milani, UFG - Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras - Português e Francês pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis (1989), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de ciências econômicas de Presidente Prudente (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1994), subárea Historiografia Lingüística, e doutorado em Semiótica e Lingüística geral, subárea Historiografia Lingüística, pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é estatutário DE - classe E - Titular da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Historiografia-Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: na graduação em Letras, Lingüística geral, Fonologia, Morfologia, Semântica, Linguística Diacrônica, Sociolingüística e Teoria Semiótica, e na pós-graduação em Lingüística, Historiografia-Lingüística. É líder do grupo de pesquisa em Historiografia-Lingüística - IMAGO, da Rede de pesquisa LINGGO cadastrada na FAPEG e do LABOLINGGO - Laboratório da língua de Goiás.

Téléchargements

Publiée

10/07/2023

Numéro

Rubrique

Varia