RADUAN NASSAR, LEITOR DE ALMEIDA FARIA
RADUAN NASSAR, AN ALMEIDA FARIA READER
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v16i1.17828Palavras-chave:
Literatura portuguesa. Literatura brasileira. Narrativa. Intertexto.Resumo
Raduan Nassar é leitor de Almeida Faria, conforme revelação do autor português no prefácio da edição brasileira de A Paixão, pela CosacNaify, em 2014. A mesma tensão entre o sagrado e o profano que lemos em A Paixão, de Almeida Faria, também localizamos em Lavoura arcaica, de Raduan Nassar. As relações familiares, nas duas narrativas, exalam paixões, vontades. O ordenamento religioso no interior da constituição das duas famílias educadas com o arcaico corresponde, nas duas obras, à obediência que elas dedicam aos seus dois patriarcas; quer ao puro patriarca de Lavoura arcaica, quer ao devasso de A Paixão. O paradigma do patriarcado mantém o controle dos poderes primários nas duas famílias. Os pais postam-se como autoridades morais e controlam as atitudes das suas famílias. O desejo, a vontade, entre familiares reproduzem as ordens dos patriarcas; reordená-los seria estabelecer uma luta por emancipação entre oprimidos, movimento que transformou Lavoura arcaica numa novela trágica, como mostramos neste artigo
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.