O ACONTECIMENTO ESTÉTICO EM “O APANHADOR DE DESPERDÍCIOS”, DE MANOEL DE BARROS
THE POETIC EVENT IN “O APANHADOR DE DESPERDÍCIOS”, BY MANOEL DE BARROS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v16i1.17836Palavras-chave:
Semiótica francesa. Acontecimento. Sujeito da enunciação. Manoel de Barros.Resumo
Este artigo analisa o poema “O apanhador de desperdícios”, de Manoel de Barros (2008), a partir do referencial teórico da semiótica francesa com o objetivo de desvelar as estratégias enunciativas aplicadas na construção do texto. Utilizamos elementos do percurso gerativo de sentido, especialmente da sintaxe e da semântica discursivas, observando a relação entre o sujeito da enunciação e os objetos “palavra” e “mundo”, assim como o caráter metapoético do texto. Caminhando para aquém do percurso, visamos apreender o modo como o enunciador conduz o enunciatário a sofrer o impacto do poema como um acontecimento estético no ato de leitura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.