O POEMA DA PINTURA – RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS NO LIVRO POEMAS, DE PORTINARI

THE POEM OF THE PAINTING – INTERSEMIOTIC RELATIONS IN THE BOOK POEMAS, BY PORTINARI

Autores

  • Márcia Maria Sant’Ana Jóe UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v16i2.18302

Palavras-chave:

Portinari. Poesia brasileira. Pintura. Semiótica. Sentido.

Resumo

A obra Poemas é o único livro de poemas de Cândido Portinari – sem ilustrações – e está dividida em 4 partes ou seções: “O menino e o povoado”, “Aparições”, “A revolta” e “Uma prece”. Os temas de Portinari-poeta lembram os temas do Portinari-pintor, quando se referem às alegrias e aos medos da infância em Brodósqui. Para o presente artigo, estudamos o diálogo de um único poema presente na seção “O menino e o povoado” e de um único quadro intitulado Circo, a fim de analisar as relações estéticas entre essas diferentes linguagens. O objetivo foi o de estudar o diálogo do poema de Cândido Portinari com o processo de composição de sua obra plástica, pesquisando as relações estéticas entre essas diferentes linguagens, tendo como instrumento de análise a semiótica greimasiana, especialmente os conceitos de enunciação, figuratividade, semiótica figurativa e a plástica, além de questões próprias da poética: ritmo, rima e distribuição espacial das palavras. Cândido Portinari, além de pintor e desenhista, era também poeta e é predominantemente neste aspecto que nos debruçamos neste artigo.

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Publicado

06/12/2023

Edição

Seção

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