MINORIAS SOCIAIS REPRESENTADAS NA CRÔNICA DE JOÃO DO RIO
SOCIAL MINORITIES REPRESENTED IN JOÃO DO RIO’S CHRONICLES
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v17i1.19152Palavras-chave:
Crônica. João do Rio. Literatura Brasileira.Resumo
João do Rio teve destaque na história da crônica no Brasil. Especialmente em A alma encantadora das ruas, coletânea que reúne crônicas escritas entre os anos de 1904 e 1907, durante o período de modernização da cidade do Rio de Janeiro, o narrador descreve a classe popular e menos favorecida que vê nas ruas da Capital Federal da Primeira República. Este texto visa a investigar como as minorias sociais são representadas na obra de João do Rio, estabelecendo como hipótese a de que os narradores desse cronista guardariam relações com o painel mais amplo da crônica brasileira entre o fim do século XIX e o início do século XX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.