A COMUNIDADE LGBTQIA+ VISTA A PARTIR DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
LGBTQIA+ COMMUNITY SEEN THROUGH ADVERTISING DISCOURSE: A DIALOGICAL DISCOURSE ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v17i2.19555Palavras-chave:
Dialogical Discourse Analysis, Advertisement, LGBTQIAPN communityResumo
As disputas e os conflitos ideológicos presentes no discurso publicitário estabelecem diálogos com os contextos políticos em que estão inseridos. No Brasil, a partir da década de 2010, observamos uma ascensão e maior projeção pública de discursos conservadores – com a consolidação da “bancada evangélica” no Congresso, por exemplo, bem como com o uso do sintagma “ideologia de gênero” como agente catalisador de pânicos morais. Por outro lado, diversas manifestações de reivindicação identitária tomaram forma, também atuando em diferentes âmbitos da esfera social. Diante dessa problemática, objetiva-se, aqui, desenvolver uma análise dialógica de enunciados publicitários que refletem/refratam pautas da comunidade LGBTQIA+. A análise se beneficia metodologicamente da proposta de cotejamento de textos feita por Bakhtin (2011a, 2011b, 2011c), e da consideração do enunciado em seu aspecto multissemiótico, sendo tomado como um todo de sentido. Assim, noções pertinentes à Análise Dialógica do Discurso como enunciado concreto, o valor axiológico do signo, a esfera de atividade, o gênero de discurso e o princípio dialógico que constitui os enunciados serão cruciais para a análise desse corpus. Além disso, a pesquisa abarca estudos feministas e a teoria queer, considerando autores como Judith Butler, Sam Bourcier, Richard Miskolci, entre outros.
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