A COMUNIDADE LGBTQIA+ VISTA A PARTIR DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
LGBTQIA+ COMMUNITY SEEN THROUGH ADVERTISING DISCOURSE: A DIALOGICAL DISCOURSE ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v17i2.19555Palabras clave:
Dialogical Discourse Analysis, Advertisement, LGBTQIAPN communityResumen
As disputas e os conflitos ideológicos presentes no discurso publicitário estabelecem diálogos com os contextos políticos em que estão inseridos. No Brasil, a partir da década de 2010, observamos uma ascensão e maior projeção pública de discursos conservadores – com a consolidação da “bancada evangélica” no Congresso, por exemplo, bem como com o uso do sintagma “ideologia de gênero” como agente catalisador de pânicos morais. Por outro lado, diversas manifestações de reivindicação identitária tomaram forma, também atuando em diferentes âmbitos da esfera social. Diante dessa problemática, objetiva-se, aqui, desenvolver uma análise dialógica de enunciados publicitários que refletem/refratam pautas da comunidade LGBTQIA+. A análise se beneficia metodologicamente da proposta de cotejamento de textos feita por Bakhtin (2011a, 2011b, 2011c), e da consideração do enunciado em seu aspecto multissemiótico, sendo tomado como um todo de sentido. Assim, noções pertinentes à Análise Dialógica do Discurso como enunciado concreto, o valor axiológico do signo, a esfera de atividade, o gênero de discurso e o princípio dialógico que constitui os enunciados serão cruciais para a análise desse corpus. Além disso, a pesquisa abarca estudos feministas e a teoria queer, considerando autores como Judith Butler, Sam Bourcier, Richard Miskolci, entre outros.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.