O PERCURSO DO ATOR BELONÍSIA E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM "TORTO ARADO"

THE PATH OF THE ACTOR BELONÍSIA AND THE GENDER VIOLENCE IN TORTO ARADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v18i1.19758

Palavras-chave:

Semiótica francesa. Ator. Literatura brasileira contemporânea. Torto Arado. Violência de gênero.

Resumo

Três atores femininos, as irmãs Bibiana e Belonísia, e a entidade espiritual Santa Rita Pescadeira são protagonistas do romance Torto Arado (2019), de Itamar Vieira Junior, cuja história se passa em uma fazenda no interior da Bahia. No presente artigo analisamos, à luz do referencial teórico da semiótica francesa, o percurso do ator Belonísia, com o objetivo de apreender seus papéis actanciais, temáticos e patêmicos ao longo da narrativa. Pretende-se estimular a reflexão sobre a forma como o ator feminino torna-se um sujeito cognitivo, conscientizando-se sobre a violência de gênero que sofre em sua relação com o companheiro, assim como o enunciador leva o enunciatário a apreender que tal violência é resultante da opressão patriarcal a que a mulher vem sendo submetida desde o início da colonização no país.

Biografia do Autor

Camilla Fernandes, Universidade de Franca (Unifran), Franca, São Paulo, Brasil

Mestra em Linguística. Doutoranda em Linguística, bolsista CAPES, pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, São Paulo, Brasil. E-mail: justsilenceold@gmail.com ORCid: https://orcid.org/0000-0001-6741-80552 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0984248095704400

Vera Lucia Rodella Abriata, Universidade de Franca (Unifran), Franca, São Paulo, Brasil

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN)

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Publicado

01/07/2025

Edição

Seção

Artigos