A PROGRAMAÇÃO DO TEXTO: IMPLICAÇÃO E RECURSIVIDADE EM COMISSÕES DE FRENTE DE ESCOLAS DE SAMBA
THE PROGRAMMING OF THE TEXT: IMPLICATION AND RECURSION IN SAMBA SCHOOL FRONT COMMITTEES
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v18i2.20444Resumo
O objetivo do artigo é mostrar como o tempo e o espaço são programados nas comissões de frente das escolas de samba do Rio de Janeiro. O corpus de análise reúne duas comissões de frente das escolas Unidos da Tijuca (2010) e Unidos de Vila Isabel (2019). O quadro teórico-metodológico utilizado é o da semiótica greimasiana. Resultados mostram que a programação textual do desfile de escola de samba é sustentada segundo os princípios de coexistência, que articula diferentes segmentos simultaneamente em cadeia; e o da interatividade, que atua por conveniência, não pela exclusividade de uma classe em relação às outras. Em relação às comissões de frente, dois são os procedimentos de programação do texto em termos de operação de reiteração: as cesuras e cortes implicativas; e os de aceleração e desaceleração recursivas. Elas provocam os efeitos de inteligibilidade e estesia. Um outro resultado importante é que a programação é assentada na neutralização do tempo em função do espaço, e vice-versa, pela embreagem heterocategórica.
Palavras-chave: Programação. Texto Performático. Comissões de frente. Embreagem heterocategórica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.