A constituição do <i>ethos</i> na mídia impressa e a (re)dimensão do corpo na atividade humana

Autores

  • Neusa Inês Philippsen UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v7i2.2320

Palavras-chave:

mídias, publicidade, <i>ethos</i>, corpo, Atividade humana

Resumo

Neste artigo, em que mobilizamos os instrumentais teóricos da Semiótica da Cultura em interdisciplinaridade com a Teoria da Comunicação, a Teoria das Mídias e a Análise do Discurso de linha francesa, apresentamos uma trajetória teórica que nos permite inter-relacionar os princípios de constituição do ethos publicitário ao processo de mediação do corpo como principal ferramenta do processo de comunicação na atividade jornalística. Partimos do pressuposto de que a mídia impressa, mais do que informar e atualizar, modula papéis sociais e (re) direciona comportamentos humanos, impulsionando corpos ao consumo desenfreado, visto que o ethos é o elemento-chave para a organização enunciativa e intersemiótica entre o corpo anunciante e o leitor-corpo-consumidor. Nessa influência mútua de corpos, é que a historia se desenvolve e o universo cultural se transforma num continuum permanente.

Biografia do Autor

Neusa Inês Philippsen, UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso

é mestre em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), possui especialização em Língua Portuguesa - Teoria e Prática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998) e graduação em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense (2001). Atualmente é professora assistente de Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, Pedagogia e Direito.

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Publicado

05/03/2010

Edição

Seção

Artigos