A constituição do <i>ethos</i> na mídia impressa e a (re)dimensão do corpo na atividade humana
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v7i2.2320Palabras clave:
mídias, publicidade, <i>ethos</i>, corpo, Atividade humanaResumen
Neste artigo, em que mobilizamos os instrumentais teóricos da Semiótica da Cultura em interdisciplinaridade com a Teoria da Comunicação, a Teoria das Mídias e a Análise do Discurso de linha francesa, apresentamos uma trajetória teórica que nos permite inter-relacionar os princípios de constituição do ethos publicitário ao processo de mediação do corpo como principal ferramenta do processo de comunicação na atividade jornalística. Partimos do pressuposto de que a mídia impressa, mais do que informar e atualizar, modula papéis sociais e (re) direciona comportamentos humanos, impulsionando corpos ao consumo desenfreado, visto que o ethos é o elemento-chave para a organização enunciativa e intersemiótica entre o corpo anunciante e o leitor-corpo-consumidor. Nessa influência mútua de corpos, é que a historia se desenvolve e o universo cultural se transforma num continuum permanente.Descargas
Publicado
05/03/2010
Número
Sección
Artigos
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