TEMPO FICCIONAL E NARRATIVA N'<i>O ALIENISTA</i>: algumas considerações em perspectiva comparada

Autores

  • Lucas Piter Alves Costa UFV - Universidade Federal de Viçosa
  • Mônica Santos de Souza Melo UFV - Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v8i1.2933

Palavras-chave:

<i>O Alienista</i>, Machado de Assis, Fábio Moon, tempo narrativo, Patrick Charaudeau

Resumo

Consciente da relação do tempo narrativo com os sujeitos da enunciação, este trabalho visa a examinar os mecanismos do tempo ficcional numa análise comparativa da obra machadiana O Alienista com a sua adaptação em quadrinhos, de Fábio Moon e Gabriel Bá. Esta abordagem do texto ficcional parte de um viés dos estudos da linguagem na tentativa de construir um raciocínio sobre os múltiplos sujeitos na narrativa, além de se embasar nas teorias de Scott McCloud (1995) sobre os aspectos de tempo na leitura de quadrinhos. Este artigo integra a pesquisa Encontro de Gerações: O Tempo Narrativo n'O Alienista (PIBIC/CNPq, 2009-2010).

Biografia do Autor

Lucas Piter Alves Costa, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Estudante de Letras na Universidade Federal de Viçosa. É pesquisador nas áreas de interesse: Estudos de Narrativa; Literatura Comparada; Literatura de Língua Portuguesa; Traduções Intersemióticas, Semiolinguística.

Mônica Santos de Souza Melo, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1987) , mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Linguística. Atua principalmente nos seguintes temas: publicidade, discurso, gênero, televisão.

Downloads

Publicado

09/09/2010

Edição

Seção

Artigos