A “PALAVRA” POÉTICA DE ARNALDO ANTUNES
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v8i1.2953Palavras-chave:
poética, semiótica, Arnaldo Antunes, metalinguagem, erotismoResumo
Este artigo reflete sobre a poética de Arnaldo Antunes (AA). Para isso, pauta-se, tanto nas contribuições de Fontanille e Zilberberg, no que concerne à tensividade, quanto nas ideias de Tatit, no que se refere ao estudo da semiótica da canção. O objetivo é pensar em como se estrutura a dança entre enunciação e enunciado na arquitetônica poética de AA, exemplificada aqui pela análise do poema “Palavra”. A hipótese é a de que a tensão entre os dois núcleos centrais do poema analisado, metalinguagem e erotismo, seja o traço composicional essencial da estilística poética de AA. Os resultados levam à reflexão de que a tensão musical é o jogo que garante a movimentação entre a densidade da palavra e a fluidez erótica do ato de produção (metalinguístico) autoral.Downloads
Publicado
13/09/2010
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Artigos
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