VOZ E TENSIVIDADE NO ESTUDO DA LINGUAGEM TEATRAL

Autores

  • Alpha Condeixa Simonetti USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v10i1.5271

Palavras-chave:

Voz, ator, personagem, encenação, tensividade.

Resumo

Este trabalho se atém à investigação sobre os usos da voz do ator teatral e sobre suas especificidades enquanto objeto sonoro, trazendo uma primeira aproximação entre os estudos da linguagem da encenação teatral e o modelo tensivo desenvolvido por Claude Zilberberg. Através da comparação entre duas elaborações cênicas diferentes, ambas concebidas por Antunes Filho, sobre uma mesma obra trágica, Medeia, de Eurípedes, a descrição do corpus selecionado procura os sentidos gerados pelas sonoridades vocais. A análise segue basicamente em duas etapas. A primeira busca as unidades constituintes mobilizadas pelos discursos proferidos. Com isso, a análise torna-se também uma reflexão sobre os critérios descritivos e sobre a pertinência dessas unidades nos discursos em questão. Na segunda etapa, há uma reflexão sobre as possíveis relações entre as entoações das personagens encenadas e categorias tensivas convocadas por essas construções.

Biografia do Autor

Alpha Condeixa Simonetti, USP - Universidade de São Paulo

Mestrado. FFLCH. Departamento de Linguística. Área de Semiótica e Linguística.


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Publicado

24/08/2012

Edição

Seção

Artigos