VOZ E TENSIVIDADE NO ESTUDO DA LINGUAGEM TEATRAL
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v10i1.5271Mots-clés :
Voz, ator, personagem, encenação, tensividade.Résumé
Este trabalho se atém à investigação sobre os usos da voz do ator teatral e sobre suas especificidades enquanto objeto sonoro, trazendo uma primeira aproximação entre os estudos da linguagem da encenação teatral e o modelo tensivo desenvolvido por Claude Zilberberg. Através da comparação entre duas elaborações cênicas diferentes, ambas concebidas por Antunes Filho, sobre uma mesma obra trágica, Medeia, de Eurípedes, a descrição do corpus selecionado procura os sentidos gerados pelas sonoridades vocais. A análise segue basicamente em duas etapas. A primeira busca as unidades constituintes mobilizadas pelos discursos proferidos. Com isso, a análise torna-se também uma reflexão sobre os critérios descritivos e sobre a pertinência dessas unidades nos discursos em questão. Na segunda etapa, há uma reflexão sobre as possíveis relações entre as entoações das personagens encenadas e categorias tensivas convocadas por essas construções.Téléchargements
Publiée
24/08/2012
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