Elementos do filme publicitário: a construção do sentido crazy

Autores

  • Carlos Augusto Alfeld Rodrigues PUC/SP - Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v5i2.547

Palavras-chave:

audiovisual, publicidade, sentido, semiótica discursiva, sincretismo, advertisement, meaning, discoursive semiotics, syncretism,

Resumo

O presente artigo analisa, na publicidade audiovisual, os efeitos de sentido usados para construir a sua significação. Trata-se do exame da peça publicitária da Nissan – marca de automóveis e utilitários esportivos – que faz parte da campanha Crazy. O objeto de análise é o filme publicitário de 30 segundos veiculado na televisão em março de 2007. O filme publicitário é um texto sincrético por reunir vários tipos de linguagens: verbal, musical, visual. Esse sincretismo é compreendido na semiótica discursiva pelo plano do conteúdo e pelo plano da expressão, sendo que é na homologação dos planos que a significação pode ser depreendida. Palavras-chave: Audiovisual. Publicidade. Sentido. Semiótica discursiva. Sincretismo.

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Publicado

04/03/2008

Edição

Seção

Artigos