A CONFLUÊNCIA DE GÊNEROS NO FILME <i>DARK WATER</i>, DE WALTER SALLES JR

Autores

  • Sérgio Vicente Motta UNESP - Universidade Estadual Paulista (IBILCE)
  • Aparecida do Carmo Frigeri Berchior FAFIBE - Faculdades Integradas Fafibe

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v10i2.5576

Palavras-chave:

Cinema, Literatura, Walter Salles, Metalinguagem, Gêneros.

Resumo

Dark Water é o título da tradução de um conto, “Floating Water”, do livro originalmente publicado no Japão, Honogurai mizu no soko kara, de Koji Suzuki, que o diretor japonês Hideo Nakata transpôs para o cinema e o diretor brasileiro Walter Salles Jr fez a sua releitura. O objetivo deste texto é analisar o filme de Walter Salles para demonstrar como o mesmo resolveu os problemas de transcriação, atendendo ao mesmo tempo as funções comercial e artística e incorporando as marcas de sua trajetória estética. Nesse caso, destacam-se os tipos de relações entre a literatura e o cinema, a função metalingüística como geratriz da poética e um interessante diálogo entre gêneros.

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Publicado

18/12/2012

Edição

Seção

Artigos