Mulheres de Atenas: Fotografia, legenda e projeção de identidades no jornalismo desportivo
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v4i2.579Palavras-chave:
discurso, identidade, mídia, discourse, identity, media.Resumo
Análise crítica da coluna “Mulheres de Atenas”, publicada no Caderno de Esportes do jornal O Dia em 15 de agosto de 2004, com ênfase na construção do público leitor como membro de uma masculinidade hegemônica e essencializada. O gênero textual apresentado na coluna, que se tornou fixa no caderno de esportes de O Dia, durante as Olimpíadas daquele ano, é a foto-legenda, tratando-se, portanto, de um texto multimodal por excelência, no qual a combinação da imagem do corpo feminino, veiculada pela foto, com as escolhas lexicais do texto escrito parece buscar a representação da mulher como mercadoria, ao mesmo tempo em que procura estabelecer empatia com um leitor projetado idealmente como homem, heterossexual e “consumidor” no mercado das relações sexuais. Palavras-chave: Discurso. Identidade. Mídia.Downloads
Publicado
06/03/2008
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.