Mulheres de Atenas: Fotografia, legenda e projeção de identidades no jornalismo desportivo
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v4i2.579Mots-clés :
discurso, identidade, mídia, discourse, identity, media.Résumé
Análise crítica da coluna “Mulheres de Atenas”, publicada no Caderno de Esportes do jornal O Dia em 15 de agosto de 2004, com ênfase na construção do público leitor como membro de uma masculinidade hegemônica e essencializada. O gênero textual apresentado na coluna, que se tornou fixa no caderno de esportes de O Dia, durante as Olimpíadas daquele ano, é a foto-legenda, tratando-se, portanto, de um texto multimodal por excelência, no qual a combinação da imagem do corpo feminino, veiculada pela foto, com as escolhas lexicais do texto escrito parece buscar a representação da mulher como mercadoria, ao mesmo tempo em que procura estabelecer empatia com um leitor projetado idealmente como homem, heterossexual e “consumidor” no mercado das relações sexuais. Palavras-chave: Discurso. Identidade. Mídia.Téléchargements
Publiée
06/03/2008
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