A passionalidade do sincretismo no cinema: <i>Don Juan DeMarco</i>
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v3i1.603Palavras-chave:
sincretismo, enunciação passional, discurso veridictório, metalinguagem, amor romântico, syncretism, passionate enunciation, veridictory discourse, metalanguage, romantic love.Resumo
O cinema, como texto sincrético, é um exemplo da eficiência do discurso passional, ao estabelecer entre imagens visuais, verbais e sonoras, um jogo de efeitos de sentido envolvendo o espectador nos aspectos mais emocionais de sua capacidade de percepção. Em Don Juan DeMarco, temos um exemplo digno de estudo desse tipo de jogo, no contrato de veridicção entre destinadores e destinatários do discurso cinematográfico e, sobretudo, nas interlocuções entre atores discursivos do filme, foco principal desta análise. Palavras-chave: Sincretismo. Enunciação Passional. Discurso Veridictório. Metalinguagem. Amor Romântico.Downloads
Publicado
07/03/2008
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.