Desafiando o ocidente: Tagore e a canção "Meu ser interior"
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v1i2.628Palavras-chave:
canção, relação intersemiótica, teoria geral dos signos, ferramentas da semiótica musical, song, intersemiotic relation, theory of signs, musical semiotic tools.Resumo
O estudo da canção “Amar praner manus” (“Meu ser interior”), composta pelo poeta e músico indiano Rabindranath Tagore (1861-1941), analise a relação intersemiótica entre os signos verbal e musical que compõem a canção. Para isso, utiliza-se a teoria geral dos signos (elaborada por Charles Peirce) e as ferramentas da semiótica musical (desenvolvidas por W. Dougherty, José Luiz Martinez, T. Turino e outros). Partindo-se de uma análise de cada signo separadamente, alcança-se o campo da referência – da relação entre o poema e a música – procurando-se considerar o problema da significação musical e da capacidade do signo musical de representar objetos não-acústicos. Ao final, procura-se compreender como essa canção está inserida numa rede mais ampla de signos culturais. Neste sentido, a pesquisa do contexto cultural da época de Tagore, marcada pela redefinição das identidades e pela valorização da cultura nativa, esclarece a relação entre a canção e seu tempo. Palavras-chave: Canção. Relação Intersemiótica. Teoria Geral dos Signos. Ferramentas da Semiótica Musical.Downloads
Publicado
10/03/2008
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.