Desafiando o ocidente: Tagore e a canção "Meu ser interior"
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v1i2.628Mots-clés :
canção, relação intersemiótica, teoria geral dos signos, ferramentas da semiótica musical, song, intersemiotic relation, theory of signs, musical semiotic tools.Résumé
O estudo da canção “Amar praner manus” (“Meu ser interior”), composta pelo poeta e músico indiano Rabindranath Tagore (1861-1941), analise a relação intersemiótica entre os signos verbal e musical que compõem a canção. Para isso, utiliza-se a teoria geral dos signos (elaborada por Charles Peirce) e as ferramentas da semiótica musical (desenvolvidas por W. Dougherty, José Luiz Martinez, T. Turino e outros). Partindo-se de uma análise de cada signo separadamente, alcança-se o campo da referência – da relação entre o poema e a música – procurando-se considerar o problema da significação musical e da capacidade do signo musical de representar objetos não-acústicos. Ao final, procura-se compreender como essa canção está inserida numa rede mais ampla de signos culturais. Neste sentido, a pesquisa do contexto cultural da época de Tagore, marcada pela redefinição das identidades e pela valorização da cultura nativa, esclarece a relação entre a canção e seu tempo. Palavras-chave: Canção. Relação Intersemiótica. Teoria Geral dos Signos. Ferramentas da Semiótica Musical.Téléchargements
Publiée
10/03/2008
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.