Jean-Claude COQUET. A busca do sentido: a linguagem em questão. Tradução de Dilson Ferreira Cruz. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013, 360 p. [Biblioteca do Pensamento Moderno]
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v12i2.7359Palavras-chave:
Fenomenologia, Semiótica subjetal, Instância enunciante, Coquet.Resumo
A busca do sentido, de Jean-Claude Coquet (2013), reúne num único volume uma série de artigos do autor publicados entre 1985 e 1991. Os artigos, num total de dezessete, são antecedidos por um prólogo do próprio autor, cujo título “O poder da fenomenologia” baliza o território de realização da busca do sentido anunciada pela expressão que dá nome à obra. A inflexão fenomenológica do autor é a tônica também dessa obra que nos chega agora em língua portuguesa. Já no Prólogo, o autor deixa bem claro que o ponto de vista a ser apresentado é “o da fenomenologia aplicada à linguística e semiótica” (COQUET, 2013, p. 1, grifo nosso). Trata-se, sem dúvida, de um ponto de vista a princípio inusitado diante do espaço e das conquistas que a Linguística e a Semiótica adquiriram no século XX como disciplinas autônomas, já que a formulação que acabamos de mencionar subordina ambas, Linguística e Semiótica, à Fenomenologia. Se o leitor entender essa subordinação como perda de princípios, não perceberá a atitude de Coquet, que na época procurava abrir um novo campo de investigação para os estudos linguísticos e semióticos. Os propósitos dessa resenha é mostrar um pouco desse novo campo de investigação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.