MEMÓRIA, NOSTALGIA E PUBLICIDADE: O CASO DAS CAMISAS RETRÔ DE FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v13i1.7434Palavras-chave:
Discurso, Memória, Retrô, Camisa de futebolResumo
Este trabalho, seguindo as coordenadas gerais da Análise de Discurso de linha francesa, apresenta uma leitura discursiva do fenômeno designado como retrô, não novo por sua própria história, mas que se mostra distintamente no decurso do tempo. Observamos no discurso publicitário a presença marcante dos elementos retrô, tanto em propagandas que vendem produtos e se valem de materialidades de caráter retrô, como em produtos que se constituem nessas materialidades. Explorando o cruzamento de categorias discursivas com noções das ciências sociais, o artigo tem como objetivo, a par de teorizar o efeito retrô – refletindo sobre discursividade, memória, história, imagem, instâncias da publicidade –, investigar o discurso publicitário como manifestação multissemiótica que lança mão do discurso retrô, exemplificando seu efeito com uma peça de indumentária: a camisa de futebol. Buscamos mostrar, ainda, por que se pode considerar camisas de futebol como materialidade discursiva que amalgama itens textuais numa reinterpretação do passado; finalmente, é feita uma proposta de tipologia para o que estamos chamando de discurso da tradição.Downloads
Publicado
26/08/2015
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.