A TRANSMIDIALIDADE COMO ESTRATÉGIA DISCURSIVA

Autores

  • Silvia Maria de Sousa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v14i1.8015

Palavras-chave:

Narrativas transmidiáticas, Intermidialidade, Práticas Semióticas.

Resumo

O trabalho discute, à luz da semiótica do discurso, os conceitos de transmidiação e intermidialidade, buscando descrever estratégias enunciativas e modos de interação derivados da “convergência” (JENKINS, 2008) entre TV e internet. Elege-se como objeto de investigação telenovelas da Rede Globo e conteúdos a elas relacionados, disponibilizados no portal GShow (http://gshow.globo.com).  A partir da formulação de uma “semiótica das práticas” (FONTANILLE, 2005; 2008), as denominadas narrativas transmidiáticas são tomadas como textos construídos em face da congregação de diferentes mídias: TV, computador, celular, livro, e-book, câmera fotográfica etc. Postula-se que esses textos condensam diferentes práticas semióticas e se expandem por meio de estratégias que envolvem múltiplas plataformas.

Biografia do Autor

Silvia Maria de Sousa, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Ciências da Linguagem

Linguística

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Publicado

05/08/2016

Edição

Seção

Artigos