DAS FERRAMENTAS DE BUSCA AO TEXTO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LGBT EM REVISTAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v13i2.8584Palavras-chave:
Semiótica, Ferramentas de busca, Córpus, Identidade, LGBTResumo
No presente artigo, buscamos tratar, segundo o ponto de vista da semiótica discursiva, do modo como se dá a seleção e a análise de grandes quantidades de dados que circulam na internet (os big data). Para tanto, discutimos o funcionamento do sistema de indexação das ferramentas de busca na internet, entendido como prática de pré-visualização ou de pré-tratamento que produz uma segmentação dos conjuntos textuais. Partimos do princípio de que um texto, para que tenha seu estatuto semiótico reconhecido, deve adquirir um grau mínimo de presença e que a sua constituição como córpus de pesquisa, em especial no ambiente da internet, deve ultrapassar a pura virtualidade da massa textual, buscando a sua atualização que, por sua vez, realizará determinados textos e potencializará outros. Para explicitarmos nossa reflexão, apresentamos uma análise do uso das ferramentas de busca das revistas on-line Veja.com e CartaCapital.com.br. A partir da busca do termo LGBT, termo mais frequente no debate sobre direitos homossexuais e de transgêneros e que melhor se presta à compreensão do modo como a mídia trata a dimensão social da homoafetividade e da diversidade de gênero, buscamos descrever o processo de construção dessa identidade nas duas revistas.Downloads
Publicado
10/05/2016
Edição
Seção
DOSSIÊ “Enunciação e interação nos discursos na internet”
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