O AMOR É FEIO (E LINDO!): O ESVAZIAMENTO DA PREDICAÇÃO COMO CONCENTRAÇÃO DE VALOR

O AMOR É FEIO (AND BEAUTIFUL!): THE EMPTYING OF PREDICATION AS A CONCENTRATION OF VALUE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v16i1.17790

Keywords:

Predication, Phoria, Shifting out, Song Semiotics, Tribalist positioning

Abstract

This work presents a study of the song O amor é feio, composed and released by Marisa Monte, Carlinhos Brown and Arnaldo Antunes on the album Tribalistas (2002). Under the theoretical-methodological apparatus of Discursive Semiotics (GREIMAS; COURTÉS, 2011; ZILBERBERG, 2012) and Song Semiotics (TATIT, 2019, 1997), we investigated the enunciation strategies of the song in the treatment of love relationships. With the almost total predominance of the enuncive shifting out and the recurrence of only two melodic motifs, this song develops the enunciation of two points of view about love. These predications transit from dysphoric to euphoric values, but are progressively diminished, until they are emptied, promoting a kind of subject-object fusion, that seems to result in a full sense, in an absolute value of the love.

Author Biography

José Américo Bezerra Saraiva, UFC - Universidade Federal do Ceará

Graduou-se em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também concluiu os cursos de Mestrado e Doutorado em Linguística. No ano letivo 2017-2018, fez estágio de pós-doutoramento em Semiótica na Université de Limoges, França, sob a supervisão de Jacques Fontanille. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará e leciona na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Linguística. Coordena o Grupo de Estudos Semióticos da UFC (SEMIOCE) e foi editor responsável pela revista Estudos Semióticos (USP) de 2013 a 2020, ao lado de Ivã Carlos Lopes. Integra a comissão editorial das revistas Estudos Semióticos (USP), CASA-Cadernos de Semiótica Aplicada (Unesp-Araraquara) e Entrepalavras (UFC). É autor dos livros A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade: um estudo semiótico das canções do Pessoal do Ceará (2012), A trama poética em Caetano Veloso (2014) e Exercícios de Semiótica Discursiva (2016), este em colaboração com Ricardo Lopes Leite, com quem também organizou o livro A enunciação sob a perspectiva da Semiótica Discursiva (2021). Tem experiência nas áreas de Linguística e Semiótica, com ênfase em Teorias Linguísticas, Semiótica Discursiva, Semiótica da Canção e Análise do Discurso. Atua principalmente nos seguintes temas: sujeito, identidade, discurso e interdiscurso.

Published

10/07/2023

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Varia