Anáfora, Epístrofe e Poliptóton: identificação de figuras de linguagem na música eletroacústica, no âmbito da retórica e da eloqüência, com base em significações do tipo "persuasão"

Autores

  • Jorge Antunes UNB - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v4i1.598

Palavras-chave:

retórica e persuasão, semântica musical, música eletroacústica, rethoric and persuasion, musical semantic, electroacoustic music.

Resumo

Este trabalho dá seguimento às pesquisas do autor no domínio da linguagem da música eletroacústica. A base do trabalho está na constatação prévia de que "o ato de ouvir música está sempre acompanhado de grafismos inconscientes que a mente e o intelecto praticam em espaços imaginários". Em uma primeira etapa da pesquisa foram estabelecidas as bases sonológicas de semantemas do tipo emoção forte e de novas unidades semânticas de conotação gráfico-espacial-temporal baseadas em recursos de linguagem voltados à comunicação. Aqui o objetivo voltou-se à busca do fenômeno da persuasão do discurso, ou seja, ao estudo da eloqüência na música eletroacústica. Concluiu-se da pertinência do estudo, através da identificação, no contexto musical eletroacústico, de figuras de linguagem próprias da Retórica. Palavras-chave: Retórica e persuasão. Semântica musical. Música eletroacústica.

Downloads

Publicado

07/03/2008

Edição

Seção

Artigos