UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA OBRA VERBO-PICTÓRICA <i>SONGS OF INNOCENCE AND OF EXPERIENCE</i>, DE WILLIAM BLAKE
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v11i1.6099Palabras clave:
Songs of innocence and of Experience, William Blake, Charles Sanders Peirce, semiótica.Resumen
William Blake foi um poeta, gravador, ilustrador e pintor do século XVIII. Desenvolveu uma técnica de impressão original chamada de Illuminated Printing (impressão iluminada), através da qual gravava poemas e desenhos em uma mesma matriz de cobre. Fez uso desse método para imprimir suas principais obras, que tinham como inconfundível característica a união de verbo e imagem. Para que pudéssemos fazer uma análise mais aprofundada de como se deu, efetivamente, o entrelaçamento entre verbal e não-verbal em Songs of innocence and of Experience (a obra que escolhemos estudar), ou ainda, para que pudéssemos observar em que medida as palavras assumiram atributos imagéticos ou vice-versa, recorremos à teoria semiótica de Charles Sanders Peirce. A investigação semiótica abrange todas as áreas do conhecimento envolvidas com as linguagens ou sistemas de significação, portanto tem por objeto de investigação todos os códigos possíveis, estabelecendo ligações entre meios semióticos diferentes. Para nossa análise, levamos em consideração, predominantemente, a relação do signo com seu objeto, pois descobrimos uma tendência à iconicidade, à indicialidade e à simbolicidade na obra em questão.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.