A CIÊNCIA DAS MULHERES: RELAÇÕES ENTRE TEXTO E IMAGEM NA REVISTA <i>UNESP CIÊNCIA</i>
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v11i1.6103Palabras clave:
texto, imagem, semiótica, leitura, ciência, jornalismo.Resumen
Este trabalho pretende investigar as relações entre os elementos verbais e não verbais de uma reportagem de capa da revista Unesp Ciência, e como elas atuam na construção do sentido global das mensagens produzidas, de maneira a evidenciar os conteúdos tratados no texto, tornando-a mais atraente para os leitores. Para a análise, escolheu-se a capa e a reportagem principal da edição 17 da revista, publicada em março de 2011, que abordam as dificuldades das mulheres cientistas em ocupar cargos mais altos na carreira acadêmica. O corpus foi analisado à luz da semiótica francesa, de maneira a se obter uma compreensão global das mensagens constituintes dos elementos estudados e das relações fundamentais para a construção de sentidos. Como principais resultados, verificou-se que a temática retratada no objeto é articulada para arrebatar mais facilmente o leitor para motivá-lo a continuar a leitura, valendo-se de elementos mais concernentes com o repertório cognitivo-cultural médio do público-alvo, tal como retratar a desigualdade entre homens e mulheres na carreira acadêmica sob a metáfora de uma competição esportiva, entre outras figurativizações que remetem ao tema tratado – como o fato de as cientistas acumularem papéis sociais de profissional, mãe e cuidadora do lar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.