A EXPERIÊNCIA DA INTERAÇÃO E O DESIGN DE INTERFACES: SEMIÓTICA E METACOMUNICAÇÃO NOS DIGITAL AUDIO WORKSTATIONS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v14i1.8244Palabras clave:
Design de interação, Interfaces digitais, Metacomunicação, Experiência do usuário, Digital Audio Workstation.Resumen
O artigo levanta alguns problemas relacionados à concepção de interfaces para os Digital Audio Workstations (DAWs). A abordagem teórica utiliza os conceitos de semiose e das três fases da experiência da Semiótica peirceana. A tese da metacomunicação, apresentada pela Engenharia Semiótica, também é estudada e se refere à singularidade do diálogo entre designers e usuários. Como consequência, diferentes estratégias de comunicação são requeridas, levando-se em conta que tal conversação não ocorre num tempo sincrônico. Os DAWs Sonar (CakeWalk, 2010) e o GarageBand (Apple, 2013) foram eleitos como corpus empírico porque seus projetos almejam balancear a performance do sistema com as habilidades mnemônicas e intuitivas sob diferentes arquétipos culturais, técnicos e afetivos de seus potenciais utilizadores: pessoas com expectativas singulares diante de um dispositivo de gravação sonora. Acredita-se que as concepções do design, além de perseguirem novas funcionalidades, poderiam procurar oferecer aos usuários dos DAWs possibilidades de exploração do sistema a partir de suas próprias performances regulares. Desse modo, o compositor seria convidado a repensar seus métodos de criação musical e suas singularidades insuspeitadas de escuta.Descargas
Publicado
05/08/2016
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.