Compre o detergente do Che Guevara - análise da apropriação publicitária de símbolos e discursos revolucionários
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v1i1.1120Résumé
Este trabalho procura verificar como se transformam acontecimentos e símbolos anti-capitalistas, como a imagem Fidel Castro, Gandhi, ou a foice e o martelo do comunismo em textos de reafirmação de consumo. Analisamos como a foto de Che Guevara, por exemplo, uma das mais bem acabadas representações da rebeldia contra o sistema capitalista, é utilizada na contracapa de uma revista anunciando as vantagens de um produto de limpeza. As análises dos mecanismos de produção de sentido serão realizadas com a semiótica francesa, de A. J. Greimas e seguidores brasileiros. Utilizaremos a semiótica russa, notadamente textos de I. M. Lótman, na tentativa de verificar o papel da publicidade e sua relação com a cultura. Também aplicamos alguns ensinamentos sobre intertextualidade de Mikhail Bakhtin.Téléchargements
Publiée
24/11/2008
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.