As cegueiras de John Milton e Jacques Derrida
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v7i1.1769Mots-clés :
John Milton, Jacques Derrida, visão, cegueira, escuridão visível, sight, blindness, darkness visibleRésumé
As metáforas visuais do poema de John Milton, Paradise Lost, são analisadas e lidas através da perspectiva pós estruturalista do filósofo Jacques Derrida em relação à visão/cegueira. Derrida propõe em Memoirs of the Blind (1993) dois tipos de cegueira: a sacrificial e a transcendental. Essas cegueiras servem de ponto de partida para a leitura do poema épico de Milton. Levando-se em consideração as duas cegueiras propostas por Derrida, o objetivo deste ensaio é sugerir que o exercício da visão se submete a um processo de interiorização compatível com uma “descida para o caminho da sabedoria” como encontrado no poema épico. Nessa operação, ocorre o cancelamento do olho físico e a inserção de um “eu que olha” (eu/olho) numa “escuridão visível”. Esse oxímoro, que une John Milton a Jacques Derrida, propõe o estabelecimento do olho interior (uma metonímia do “paraíso interior”) para todos os mo(vi)mentos de leitura e interpretação de textos no mundo.Téléchargements
Publiée
26/07/2009
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.