A IMAGEM COMO OBJETO DE ENSINO
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v9i1.4423Mots-clés :
texto visual, texto sincrético, conteúdo, expressão, semissimbolismo, ensino.Résumé
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para a abordagem de textos visuais e sincréticos (verbovisuais) em sala de aula, a partir dos princípios e procedimentos propostos pela teoria semiótica francesa, sobretudo num de seus desdobramentos mais recentes: a semiótica visual ou plástica. Assim, o texto é trabalhado por meio da articulação entre conteúdo e expressão, buscando-se, sempre que pertinente, a homologação entre categorias desses dois planos, de modo a construir relações semissimbólicas. O semissimbolismo oferece uma nova leitura do mundo, ao associar diretamente relações de cor, de forma (plano de expressão) com relações de sentido (plano de conteúdo), contribuindo, desse modo, para transformar o aluno num leitor proficiente de textos/imagens.Téléchargements
Publiée
27/07/2011
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.