Porque Sim não é resposta! prazer utilitário vs. prazer criativo
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v1i1.572Mots-clés :
criança, prazer utilitário, prazer criativo, canção,Résumé
A análise de produtos destinados à criança fornece importantes pistas sobre a idéia ou imagem que o adulto tem de infància, justamente por ter como destinatário o público infantil. Dois diferentes pontos de vista norte aram as tendências de tal idéia-imagem: a) um deles, satisfazendo as necessidades da indústria cultural e as prerrogativas da ala mais conservadora da sociedade, traz uma idéia-imagem de criança passiva, alvo fácil dos apelos por um prazer "comprado pronto", ou seja, um prazer utilitário; b) o outro, satisfazendo os anseios das classes menos conservadoras por uma cultura interativa, o que conviria a um prazer criativo, traz a idéia-imagem de criança ativa e capaz de interagir. Este artigo apresenta a análise semiótica de uma canção do segundo tipo, procurando mostrar porque podemos classificá-ia desta maneira e o que essa classificação significa.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.