A. J. GREIMAS: EDUCAÇÃO, CONVICÇÕES, CARREIRA
A. J. GREIMAS: EDUCATION, CONVICTIONS, CAREER
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v15i1.10659Palavras-chave:
Algirdas J. Greimas. Educação. Convicções. Carreira.Resumo
Este artigo descreve a formação do semioticista A. J. Greimas (1917-1992) e explora como ela contribuiu para moldar as ideias subsequentes de sua vida. Uma narrativa inicial caracteriza o contexto linguístico e cultural em que ele cresceu, relata sua escolaridade na Lituânia e detalha seus estudos universitários na França dos anos 1930. Este relato destaca os indivíduos, os métodos, os autores e os livros de sua juventude que se mostraram particularmente significativos para ele. Uma segunda seção, mais longa, sintetiza então as experiências relatadas. Quatro tradições culturais e intelectuais desempenharam um papel importante no desenvolvimento de Greimas: lituânia, eslava, germânica e francesa. Ele teve um interesse particular em poesia, na Idade Média, na filosofia, na história, no modernismo e na filologia. O artigo indaga sobre a maneira como essas heranças, artes e temas formaram a visão que se seguiu de suas ideias e de sua carreira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.