O TRIBUNAL DA INTERNET: REDES SOCIAIS, CULTURA DE CANCELAMENTO E DISCURSO DE ÓDIO
THE INTERNET COURT: SOCIAL NETWORKS, CANCEL CULTURE AND HATE SPEECH
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v16i1.17832Palavras-chave:
Delegação. Função fática. Lógica argumentativa. Redes sociais. Sanção. Temporalidade pontual.Resumo
Esta contribuição busca refletir sobre certas especificidades dos modos de sanção nas redes sociais, transformadas, no regime atual de pós-verdade, em verdadeiros tribunais de justiça sumária. Em particular, quatro aspectos serão levados em consideração: i) a ausência de dimensão institucional; ii) o caráter pontual e improvisado do plano temporal; iii) a ausência de lógica probatória sobre o plano argumentativo; iv) a caracterização fortemente fática. A reflexão sobre o papel actancial de expedidor, e sobre o recurso à assunção de uma comunidade comunicativa de destinação, será particularmente importante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.