Programa Bolsa Permanência da UFGD: o perfil socioeconômico dos alunos

Adriana Carla Teixeira da Costa Brito, Kellcia Rezende Souza, Vera Luci de Almeida

Resumo


Toma-se como propósito estabelecer uma discussão sobre o perfil dos acadêmicos atendidos por ações afirmativas realizadas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tais ações nascem de políticas educacionais que se revelam como importantes ferramentas para o processo de democratização do acesso e, principalmente, a permanência ao ensino superior por extratos sociais menos abastados. Na presente investigação, o enfoque é o Programa Bolsa Permanência da UFGD e, entre os dados levantados, mostrou-se possível traçar um perfil do público-alvo atendido pela instituição. Defendemos que esse esforço em se estabelecer um perfil do acadêmico bolsista é um meio de contribuir para a otimização das ações afirmativas, isto é, consideramos que é a partir desse perfil que tais ações terão maiores condições de atender, de fato, as necessidades reais do seu público-alvo. São discussões feitas a luz de teóricos, tais como Schwartzman (2010) e Gomes (2018).


Palavras-chave


Democratização do Ensino Superior; Monitoramento e avaliação; Programa Bolsa Permanência

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DOI: https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12978

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