Programa Bolsa Permanência da UFGD: o perfil socioeconômico dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12978Palavras-chave:
Democratização do Ensino Superior, Monitoramento e avaliação, Programa Bolsa PermanênciaResumo
Toma-se como propósito estabelecer uma discussão sobre o perfil dos acadêmicos atendidos por ações afirmativas realizadas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tais ações nascem de políticas educacionais que se revelam como importantes ferramentas para o processo de democratização do acesso e, principalmente, a permanência ao ensino superior por extratos sociais menos abastados. Na presente investigação, o enfoque é o Programa Bolsa Permanência da UFGD e, entre os dados levantados, mostrou-se possível traçar um perfil do público-alvo atendido pela instituição. Defendemos que esse esforço em se estabelecer um perfil do acadêmico bolsista é um meio de contribuir para a otimização das ações afirmativas, isto é, consideramos que é a partir desse perfil que tais ações terão maiores condições de atender, de fato, as necessidades reais do seu público-alvo. São discussões feitas a luz de teóricos, tais como Schwartzman (2010) e Gomes (2018).
Downloads
Referências
ARAÚJO, J. C. F. de; LEITE, L. S. Avaliação da política de apoio ao estudante desenvolvida pela UNIRIO: o Projeto de Bolsa Permanência. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 777-806, jul./set. 2014. Disponíveis em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n84/a09v22n84.pdf. Acesso em: 17 nov. 2017.
BRASIL. Decreto n° 7.234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de
Assistência Estudantil – PNAES. Brasília, 2010. Acesso em: 20 set. 2017.
FONAPRACE. Revista Comemorativa 25 Anos: histórias, memórias e múltiplos olhares / Organizado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, coordenação, ANDIFES. – UFU, PROEX: 2012. Acesso em 03 jun. 2017.
GOMES, J. Direito, Sociedade Civil e Minorias no Brasil da Virada do Milênio. In: DORA, D. D. (Org.). Direito e Mudança Social. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. Acesso em: 15 ago. 2018.
GROSS, J.; HOSSLER, D.; ZISKIN, M. Institutional Aid and Student Persistence: An Analysis is of the Effects of Institutional Financial Aid at Public Four-Year Institutions. NASFAA Journal of Student Financial Aid, v. 37, n. 1, 2007. Acesso em: 25 ago. 2017.
MELLO, J. C. R. S. Desigualdades sociais e acesso seletivo ao ensino superior no Brasil no período 1994-2001. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid. Espana, v. 5, n. 2, p. 69-83, 2007. Disponível em: http://www.rinace.net/arts/vol5num2e/art6.pdf. Acesso em: 27 maio 2018.
SCHWARTZMAN, S. ENEM: o que realmente importa. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/sitesimon/?p=1907&lang=pt-br . Acesso em: 31 mar. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Edital PROAE/UFGD nº 17, de 24 de junho de 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Edital PROAE/UFGD nº 45 de 13 de novembro de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Edital PROAE/UFGD nº 13 de 27 de abril de 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Edital PROAE/UFGD/Vagas Remanescentes nº 30 de 10 de junho de 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Edital PROAE/UFGD nº 10 de 03 de fevereiro de 2017
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Edital PROAE/UFGD nº 141 de 31 de julho de 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Edital PROAE/UFGD nº 180 de 18 de dezembro de 2017.