Programa Bolsa Permanência da UFGD: o perfil socioeconômico dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12978

Palavras-chave:

Democratização do Ensino Superior, Monitoramento e avaliação, Programa Bolsa Permanência

Resumo

Toma-se como propósito estabelecer uma discussão sobre o perfil dos acadêmicos atendidos por ações afirmativas realizadas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tais ações nascem de políticas educacionais que se revelam como importantes ferramentas para o processo de democratização do acesso e, principalmente, a permanência ao ensino superior por extratos sociais menos abastados. Na presente investigação, o enfoque é o Programa Bolsa Permanência da UFGD e, entre os dados levantados, mostrou-se possível traçar um perfil do público-alvo atendido pela instituição. Defendemos que esse esforço em se estabelecer um perfil do acadêmico bolsista é um meio de contribuir para a otimização das ações afirmativas, isto é, consideramos que é a partir desse perfil que tais ações terão maiores condições de atender, de fato, as necessidades reais do seu público-alvo. São discussões feitas a luz de teóricos, tais como Schwartzman (2010) e Gomes (2018).

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Biografia do Autor

Adriana Carla Teixeira da Costa Brito, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), concluida no ano de 2007 e Pedagogia (UNINTER), concluída em 2017. Pós - Graduação em Letras/Lato Sensu - Área de Concentração em Estudos Lingüísticos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS no ano de 2009.  Mestre em Administração Pública (PROFIAP - UFGD).  É servidora pública da Universidade Federal da Grande Dourados. Pesquisadora na área de Políticas Públicas, Política de Assistência Estudantil.

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Araraquara (2017). Foi servidora pública Técnico-administrativa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) de 2010 à 2016. Foi membro titular entre 2013 à 2016 do Fórum Nacional de Educação do Ministério da Educação (MEC) do Brasil. É, desde 2017, docente adjunta da Faculdade de Educação da UFGD e realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para as áreas de Políticas públicas educacionais e gestão escolar. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: Políticas Educacionais; Estudos comparados sobre o direito à educação na América Latina e países lusófonos; Internacionalização e integração da educação no Mercosul.

Vera Luci de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Administração, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (1985); mestrado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, em administração pública, gestão empresarial e gestão ambiental.

Referências

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Publicado

01/02/2019

Como Citar

BRITO, A. C. T. da C.; SOUZA, K. R.; ALMEIDA, V. L. de. Programa Bolsa Permanência da UFGD: o perfil socioeconômico dos alunos. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 17–27, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.12978. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12978. Acesso em: 5 out. 2024.