Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino a Distância para a capacitação de servidores públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.14242

Palavras-chave:

Educação a distância, Instituição pública federal, Qualificação profissional

Resumo

Neste artigo teve-se como objetivo investigar se os cursos de qualificação disponibilizados pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército – DECEx – aos servidores do Exército Brasileiro (EB) por meio da modalidade em Educação a Distância (EaD) agregam benefícios pessoais e profissionais aos cursistas. Para tanto, utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa para subsidiar a pesquisa bibliográfica e em campo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com perguntas do tipo abertas. Foi possível constatar que os participantes da pesquisa obtiveram benefícios significativos para a qualificação por meio da ampliação do acesso a essas oportunidades de qualificação profissional. Por outro lado, evidenciou-se, também, dificuldades para o alcance das competências necessárias para a utilização de tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas efetivamente a serviço da capacitação dos servidores e, consequentemente, na melhoria do serviço público para a sociedade.

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Biografia do Autor

Vanessa Alcântara Cardoso Mendes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora Substituta na Faculdade de Educação dos Cursos de Graduação. Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA).

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora Adjunta na Faculdade de Educação. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

31/08/2020

Como Citar

MENDES, V. A. C.; SOUZA, K. R. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino a Distância para a capacitação de servidores públicos. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 442–455, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i2.14242. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14242. Acesso em: 28 mar. 2024.