Chamada para Dossiês - Prazo Prorrogado

26/04/2022

A revista Estudos De Sociologia é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da FCLAr e busca publicar artigos nacionais e internacionais na área da Sociologia e áreas afins, buscando contribuir para o debate disciplinar e interdisciplinar das questões presentes no século XXI.   A revista acolhe contribuições de pesquisadores de todas as regiões geográficas do Brasil e publica em português e espanhol.

O projeto editorial da revista contempla duas partes centrais: um dossiê temático, específico para cada número e uma seção diversificada (Artigos) que abrange artigos científicos ligados ao número do dossiê; em uma segunda parte, artigos variados (sessão Varia) e entrevistas. A publicação dos trabalhos está condicionada à avaliação anônima por pares.

 1 INFORMAÇÕES GERAIS

 1.1 Objetivo: A presente chamada tem por objetivo a convocação de pesquisadores doutores da área de Sociologia e/ou Ciências Sociais para a proposição de dossiês temáticos para as edições de agosto 2023; março e agosto de 2024.

1.2 Cronograma:

Lançamento da Chamada

10/02/2022

Nova data limite de submissão de propostas

10/05/2022

Divulgação dos resultados

31/05/2022

1.3 Público: Serão aceitas propostas de professores e pesquisadores doutores atuantes na área de Sociologia e/ou Ciências Sociais em âmbito nacional e internacional.

2 REQUISITOS VINCULADOS ÀS PROPOSTAS

 2.1  A proposta deve conter:

  • título do dossiê;
  • resumo do tema do dossiê;
  • justificativa que contemple a atualidade, relevância e originalidade do tema;
  • nomes dos autores dos artigos e suas respectivas vinculações institucionais e países de residência;
  • mini Curriculum do(s) organizador(es) e dos autores dos artigos propostos;
  • resumos sintéticos (5 linhas) das propostas de artigos.
  • proposta de entrevista a ser realizada com nome relevante da área do dossiê.
  • o(s) responsáveis pelo dossiê se comprometerão a organizar pelo menos um evento de lançamento do dossiê que organizou.  Os organizadores poderão indicar na proposta uma possibilidade de evento público (congresso, seminário, etc) para dar visibilidade a revista e ao dossiê.

 2.1.2 A proposta de Dossiê deve abranger 8 artigos inéditos e um texto de Apresentação do(s) organizador. Além da apresentação, os organizadores podem propor artigo no dossiê.

Os textos podem ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês. Caso a proposta seja aceita para publicação, os textos em inglês e em francês serão traduzidos para o português.

2.1.3 Os autores de artigos devem estar vinculados a instituições variadas e diversas regiões do país. No caso de uma proposta de dossiê de pesquisadores brasileiros, esta necessariamente deverá contemplar pelo menos dois artigos de autores de outros países.

2.1.4 O primeiro autor de cada artigo do dossiê deve ter titulação de doutor. Os coautores devem ser doutorandos.

2.1.5 Os artigos devem apresentar perspectivas variadas na temática do dossiê, privilegiando-se textos oriundos de pesquisas empíricas.

2.1.6 Os temas devem apresentar as seguintes características: originalidade, atualidade, relevância analítica e consistência teórica e empírica.

2.1.7 Os organizadores de dossiês selecionados realizarão junto com o conselho editorial o encaminhamento dos textos para os pareceristas.  

3 ENVIO DAS PROPOSTAS

As propostas devem ser enviadas para o e-mail  paulo.moura@unesp.br  com cópia para  maria.jardim@unesp.br  com prazo final de submissão em 10/05/2022.