Realidade e desejo: as trajetórias formativas e profissionais de um grupo de elite no mundo das finanças
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.10106Palavras-chave:
Sociologia de Pierre Bourdieu, Capitais simbólicos, Estado e Universidade pública, Mercado de trabalho, Finanças,Resumo
A ideia central deste artigo é a de trazer as luzes um estudo realizado sobre os engenheiros de produção da Universidade Federal de São Carlos. Analisamos os capitais simbólicos desses estudantes enquanto cursavam seus últimos anos na graduação e posteriormente os encontramos para verificar quais eram as primeiras posições ocupadas no mercado de trabalho por esse grupo profissional. Consideramos os capitais sociais e a origem social dos estudantes e as confrontamos com sua posição ocupada no mercado através da metodologia de Análise de Correspondência Múltipla. Por fim, pudemos verificar as homologias e a reprodução social existente entre as frações de classes representadas pelo grupo profissional e seus capitais simbólicos. A importância de estudar a trajetória desse grupo social para a sociologia está diretamente atrelada ao fato de que os engenheiros de produção são os novos agentes dominantes que detém os cargos de controle nas grandes empresas no atual capitalismo financeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15/02/2018
Como Citar
MARTINS, T. J.; DONADONE, J. C. Realidade e desejo: as trajetórias formativas e profissionais de um grupo de elite no mundo das finanças. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 22, n. 43, 2018. DOI: 10.52780/res.10106. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/10106. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.