A construção do mercado de trabalho de carvão vegetal na Amazônia oriental: estratégias corporativas e crítica social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.10267

Palavras-chave:

Siderurgia, Mercado de Trabalho, Crítica Social, Instituições, Amazônia oriental,

Resumo

O artigo discute o processo de construção e transformação do mercado de trabalho do carvão vegetal para fins siderúrgicos na Amazônia oriental, sobretudo em sua parte maranhense, utilizando um aporte teórico que evidencia a ação de agentes diversificados do mundo social. Trata-se de perceber como agentes sociais (movimento sociais e sindicais), políticos (Estado) e agentes econômicos (empresas), vêm atuando nesse mercado, através de campanhas pela modificação das relações de trabalho e dos mecanismos recrutamento de mão de obra, que passaram de um contexto de precariedade e informalidade para uma situação mais amparada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e com a presença de instituições de regulação estatal, atuando no processo fiscalização e negociação das condições do trabalho. A investigação se apoia em pesquisa bibliográfica e no acompanhamento da situação analisada, através da mobilização de dados quantitativos disponibilizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pelo Ministério do Trabalho e Emprego e da realização de entrevistas com atores envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Martins Mancini, UFMA-Universidade Federal do Maranhão. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. São Luís – MA

Doutorando em Ciências Sociais. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desenvolve pesquisas sobre Desenvolvimento Regional, Mercado de Trabalho e Sociologia Econômica. Recentemente publicou “A construção de uma experiência de economia solidária como alternativa à reprodução do trabalho escravo contemporâneo: o caso da Cooperativa para Dignidade do Maranhão de Açailândia (MA)”. In: José Ricardo Ramalho; Marcelo Sampaio Carneiro (Orgs.). Ações Coletivas em complexos mínero-matalúrgicos: experiências na Amazônia e no Sudeste brasileiro. 1ed. São Luís: EDUFMA, 2015. p.177-202.

Marcelo Sampaio Carneiro, UFMA-Universidade Federal do Maranhão. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. São Luís – MA

Doutor em Sociologia pela UFRJ e professor Associado III na Universidade Federal do Maranhão. Publicou recentemente: “Terra, trabalho e Poder: conflitos e lutas sociais no Maranhão contemporâneo” (Annablume, 2013) e organizou, em co-autoria com José Ricardo Ramalho, “Ações coletivas em complexos mínero-metalúrgicos na Amazônia e no Sudeste brasileiro” (EDUFMA, 2015).

Downloads

Publicado

13/02/2019

Como Citar

MANCINI, R. M.; CARNEIRO, M. S. A construção do mercado de trabalho de carvão vegetal na Amazônia oriental: estratégias corporativas e crítica social. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 45, 2019. DOI: 10.52780/res.10267. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/10267. Acesso em: 28 mar. 2024.