Maré Rosa e agenda de políticas sociais: as plataformas de governo do PSCh (2000) e PT (2002)

Autores

  • Beatriz de Paula Silva Ribas UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Ciência Política. Belo Horizonte – MG

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.10920

Palavras-chave:

Programa de Governo, Políticas Sociais, PT, PSCh, Maré Rosa,

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a agenda social das plataformas de governo de dois partidos de esquerda latino-americanos: o Partido Socialista do Chile (PSCh) no Chile e o Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil. Ambos os partidos participaram do fenômeno político notadamente conhecido como maré rosa, tido como a renovação e vitória eleitoral dos governos de esquerda ao poder executivo na América Latina. Esta análise parte da seguinte questão: Como são delimitadas as políticas sociais nos programas de governo do PSCh (2000) e do PT (2002)? Utilizaremos a análise de conteúdo para verificar quais as similaridades e as diferenças entre as duas plataformas e levantar inferências sobre o sistema de proteção social nos dois países, considerando o período em questão. Partiremos da hipótese de que estes partidos se apresentaram como alternativas para a crise de representação democrática e de legitimidade de partidos e sistemas partidários em vários países na denominada década perdida. Estas partes propuseram uma solução para o problema: ampliar as políticas sociais aplicadas a grupos sociais específicos, levando em consideração a heterogeneidade institucional e a política dos grupos de interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz de Paula Silva Ribas, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Ciência Política. Belo Horizonte – MG

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí. Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil. Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Piauí. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas (PUBLICUS/UFMG). Trabalha com os seguintes temas: Constitucionalismo de Direitos Sociais, Políticas Públicas, Estado e Políticas Sociais.

Downloads

Publicado

31/07/2018

Como Citar

RIBAS, B. de P. S. Maré Rosa e agenda de políticas sociais: as plataformas de governo do PSCh (2000) e PT (2002). Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 44, 2018. DOI: 10.52780/res.10920. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/10920. Acesso em: 23 abr. 2024.