Subjetivação autônoma, independente e letrada: concepções contra-hegemônicas sobre linguagem em produções escritas de mulheres negras

Autores

  • Michel Soares do Carmo UFG – Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação. Goiânia – GO – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11026

Palavras-chave:

Corpo, Concepções de linguagem, Mulheres negras, Escritoras,

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do estudo das ideias e dos argumentos sobre linguagem e seus derivados presentes em produções de mulheres autoras que se auto identificam como negras, a partir de uma perspectiva dos estudos culturais e pós-coloniais contemporâneos. Para isso, foi efetuado levantamento de produções escritas de mulheres autoidentificadas negras, disponíveis em acervos online, que contivessem as palavras-chave “língua”, “linguagem”, “escrever”, “escrita”, “discurso”, “oral/oralidade” e “fala”. Foram encontradas vinte produções. Para estas escritoras, a linguagem, principalmente a escrita, por ter sido a literatura o contexto temático da maioria dos textos encontrados, é marcada pelo corpo, isto é, pela raça e pelo gênero que guiam suas escritas, mesmo que para algumas isto não deva ser considerado o foco de sua escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Soares do Carmo, UFG – Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação. Goiânia – GO – Brasil

Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e licenciado em Letras-Português, ambos pela Universidade Federal de Goiás, UFG. Foi professor bolsista do Projeto Inglês Sem Fronteiras (ISF), monitor da disciplina Leitura e Produção Textual da Faculdade de Letras, UFG, e desenvolveu durante a gradução duas pesquisas de iniciação cientifica. Tem experiência nos seguintes temas: Ensino de Português/Inglês, Pragmática, Metapragmática, Linguística, Ideologias Linguísticas, Etnografia digital. Atualmente atua como consultor linguístico autônomo prestando serviços de revisão linguístico-acadêmica, tradução e consultorias em geral nesta área. Linha de pesquisa: Diálogos pós-coloniais: rearticulações de identidade, linguagem e conhecimento.

Downloads

Publicado

31/07/2018

Como Citar

CARMO, M. S. do. Subjetivação autônoma, independente e letrada: concepções contra-hegemônicas sobre linguagem em produções escritas de mulheres negras. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 44, 2018. DOI: 10.52780/res.11026. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11026. Acesso em: 19 abr. 2024.