A maternidade para um cuidado de si: Desafios para a construção da equidade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.11407Palavras-chave:
Maternidade, Cuidado, Desigualdade de gênero, Equidade de gênero,Resumo
A crescente inserção feminina na educação superior e no mercado de trabalho nas últimas décadas colabora para reforçar alguns dilemas na construção da equidade de gênero, no que se refere ao uso do tempo para as mulheres estudarem, trabalharem, cuidarem da família e cuidarem-se. Partindo desta perspectiva, este trabalho tem como objetivo identificar como as mulheres universitárias lidam com a maternidade e a construção da carreira durante a fase da graduação. Para isto realizou-se trabalho de campo em dois cursos de graduação e foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com estudantes em caráter de profundidade. Concluímos que a maioria das mães apresenta dificuldades em conciliar maternidade e estudos, algumas delas pensam em desistir por não contar com uma rede de apoio, assim como não há políticas públicas que reconheçam a participação da mulher mãe nas universidades brasileiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.